segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Carpinteiro

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as nuas irmãs?" E ficavam escandalizados por causa dele.”   Mc 6:3


     Esta passagem nos leva a cidade de Nazaré, onde Jesus cresceu, cujo nome significa “Cidade do Ramo”. Jesus começa a ensinar na sinagoga e os que o escutavam lançam uma dúvida, “Não é este o carpinteiro...”, segundo o evangelho de Marcos, antes de retornar a Nazaré ele já havia sido questionado anteriormente até mesmo pelos discípulos “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” Mc 4:41.
     A idéia de um Messias, ou Cristo, por parte dos judeus, seria que ele viria de forma pomposa, estrondosa, ou até cheia de pirotecnia, pois a necessidade, na concepção judaica seria de um rei, um guerreiro, ... mas nunca na figura de um carpinteiro.
     Trazendo para a nossa realidade vemos que muitas vezes quando precisamos de uma ajuda, imaginamos que virá de alguém com muitos recursos, que um socorro, virá de um Bombeiro ou de um salva-vidas, e que aquele profetizado por Isaías 9:6 “...e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” seria um rei cheio de pompas e riquezas, nunca um carpinteiro vindo de Nazaré. ... Pode vir alguma coisa boa de lá?" Jo 1:46, estas expectativas geradas por nós me permite fazer-nos uma pergunta: Qual o Cristo que estamos servindo? O rei dentro de nós ou um carpinteiro que deveríamos ser?
    Como poderíamos conceber um evangelho de simplicidade, de pé no chão, vestido como nós, dormindo no chão como nós, se dirigindo a nós pessoalmente quando mais precisamos, uma novidade de vida, transformação sendo feita do interior para o exterior, um ministério de servidão, onde o servo é o primeiro que entra e o último que sai, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, ... muitos se perguntam quando Ele voltará e eu vos digo o seu retorno está próximo, mas só irá acontecer de forma pessoal quando sairmos do nosso reino pessoal para que Ele venha com o Dele. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; Gl 2:20.
     Quando vivemos como um rei, só conseguimos ver os problemas como um rei, delegando, mandando e não vivendo os nossos problemas ou as consequências deles, mas, quando vivemos com o Carpinteiro vidas são transformadas, há salvação, enfermidades são curadas e milagres acontecem.
     Os seus conhecidos o descriminaram, e Jesus saiu da cidade, mas Ele não se abalou continuou a sua caminhada, no evangelho de Marcos, Jesus continua operando milagres e transformando vidas, e nós continuamos caminhando sem parar nos problemas, nos transformando e impactando com a Verdade (Jesus) as vidas de quem nos cerca.
 para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” Ef 3:17-21
 Boa Semana e que a Graça e Paz do nosso Senhor estejam com Todos.
Por Jorge Guedes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!